1º Módulo

Foi com muita alegria, orgulho e grandes expectativas que tivemos a primeira semana do programa educativo Imersão na Teia.

A partir do dia 21 de agosto os participantes da Imersão Total, que inclui moradia na casa coletiva do Sítio Nós na Teia, passaram a experimentar o dia-a-dia da estação de permacultura. E no final de semana (25 a 27 de agosto), ocorreu a integração entre os residentes e participantes da Imersão parcial para um primeiro encontro de toda a comunidade que compartilhará experiências e aprendizados no Sítio, nos próximos seis meses. Este primeiro módulo serviu como uma base estrutural para a construção do coletivo que terá o Sítio Nós na Teia como escola de práticas permaculturais no próximo semestre. Além disso, dedicamos parte do tempo ao reconhecimento e contemplação do ambiente e dos seres que o habitam.

Leia o relato completo do 1° módulo aqui.

3º Módulo

Design permacultural do sítio

O grupo de entusiastas da permacultura que, desde agosto, frequenta o Sítio Nós na Teia, se encontrou mais uma vez, no último final de semana, para o terceiro módulo da Imersão na Teia. Nos dias 22 e 23 de setembro, fomos convidados a conhecer o design permacultural do sítio e, a partir dele, entender a sabedoria proposta pelos estudos da Permacultura para um melhor convívio com o meio no qual habitamos.

Leia o relato completo do 3° módulo aqui.

5º Módulo

Princípios e Comunicação Não Violenta

O quinto módulo da Imersão na Teia, realizado nos dias 27 e 28 de outubro, foi repleto de reflexões acerca do processo de construção da comunidade que se formou para a vivência. Tendo em mente que já atravessamos metade desse processo, que começou em julho, conversamos, também, sobre tudo o que já experimentamos por aqui e o que ainda vamos descobrir.

Leia o relato completo do 5° módulo aqui.

7º Módulo

Economia solidária e círculo dos sonhos.

A Imersão na Teia chegou a seu sétimo módulo no último final de semana, 3 e 4 de novembro, discutindo questões alarmantes que influenciam diretamente o momento atual e o futuro próximo de nosso planeta. Após uma sessão de cinema, no dia 3, conversamos sobre a catástrofe que se tornou o nosso sistema financeiro, baseado no desejo constante por excedentes (que, geralmente, não existem de fato). Em contraponto, assistimos também a uma aula expositiva sobre a possibilidade de trocas mais saudáveis, partindo de valores éticos e sustentáveis.

 

Leia o relato completo do 7° módulo aqui.

9º Módulo

Celebração de despedida: último módulo da Imersão

Sábado integramos amigos e colaboradores na construção de um banco em cob para sentarmos ao redor da fogueira da varanda. Foi a culminância de um projeto do grupo, que surgiu a partir de um desejo do grupo nas várias festinhas que rolaram ao redor da fogueira da varanda. Aproveitamos esse sonho coletivo para o grupo conhecer e vivenciar a metodologia Dragon Dreaming de projetos colaborativos que tenham uma ética de crescimento pessoal, fortalecimento de comunidade e trabalho pela Terra.

 

Leia o relato completo do 9° módulo aqui.

2º Módulo

Como habitar a Terra sem danificá-la da forma que nossas metrópoles superpovoadas fazem?

O segundo módulo de atividades da Imersão na Teia se desenrolou propondo uma reflexão fundamental à situação atual de crescimento desordenado da população humana em nosso planeta: como habitar a Terra sem danificá-la da forma que nossas metrópoles superpovoadas fazem? A bioconstrução foi colocada como uma das possíveis soluções para a questão, nas vivências dos dias 7 e 8 de setembro. O módulo apresentou, também, noções introdutórias de Sociocracia, no sábado, 9.

Leia o relato completo do 2° módulo aqui.

4º Módulo

Práticas ecológicas com a água: programa Imersão na Teia

O que um poço artesiano no Distrito Federal tem a ver com o Rio da Prata? Como o desmatamento da floresta amazônica influencia as chuvas de São Paulo? O quarto módulo da Imersão na Teia, que aconteceu entre os dias 12 e 14 de outubro, nos convidou a pensar sobre essas e outras questões, discutindo a respeito dos ciclos da água e de como a interferência humana os tem afetado, prejudicando todo o sistema que alimenta a vida terrestre, especialmente a humanidade.

Leia o relato completo do 4° módulo aqui.

6º Módulo

Cultura Hacker, dragões e podas!

A segunda metade da Imersão na Teia começou fortalecendo ainda mais os laços entre a comunidade e colocando em prática a proposta didática onde a turma pode escolher a agenda a ser seguida e o tema tratado. A diversidade das atividades, que foram do movimento hacker, no espaço Calango Hacker Club, à poda das plantas do sítio, marcou os dias 10 e 11 de novembro.

 

Leia o relato completo do 6° módulo aqui.

8º Módulo

Energia, dragon e sociocracia

O final de semana dos dias 9 e 10 de dezembro abrigou o oitavo e penúltimo módulo do curso/vivência ‘’Imersão na Teia’’. Recebemos todo grupo para refletir sobre questões relacionadas à energia que consumimos, inserida em cada produto que comemos, vestimos ou usamos. Tudo traz consigo um valor energético correspondente à soma do que se gastou em energia para sua produção, transporte e manutenção. Esse valor pode ser estimado e assume grandezas assustadoras quando analisamos materiais como o cimento ou o alumínio.

 

Leia o relato completo do 8° módulo aqui.

PDC 2017

Práticas realizadas no segundo módulo:

PDC 2016

Prática do canteiro instantâneo:

1ª Vivência

(pau a pique , taipa telada, cordbottle)

TOP