A Mutamba(guazuma ulmifolia) é uma árvore que ocorre em quase todo o país, em várias formações vegetais. Assim, é conhecida por nomes diversos como embira, fruta de macaco etc.
Planta bastante versátil de crescimento rápido, oferece ótimo sombreamento, a casca pode ser usada para fabricação de cordas, possui frutos e folhas (quando novas e tenras) comestíveis. Já ouvimos falar de que produzem “café” de seus frutos. E sabemos que entrecasca esmagada e banhada em água libera um muco usada como condicionador para cabelos ou para produção de xampu, casca e folhas são fitoterápicas.
Enfim, é uma árvore realmente incrível, que além de tudo isso ainda é uma excelente espécie para recuperação de solo, bastante rústica e resistente à secas prolongadas, ainda tem boa capacidade de formar associação micorrízica.
Contudo, infelizmente percebemos que poucas pessoas conhecem e utilizam a Mutamba. Assim, há alguns anos estamos divulgando essa espécie maravilhosa, desenvolvendo e compartilhando receitas com seus frutos.
No cerrado sua safra ocorre no final da seca (final de agosto a outubro). Aproveite para procurar por aí, há vários exemplares espalhados por Brasília. Em São Sebastião há uma avenida de Mutambas.
Quem quiser saber mais na revista tem um artigo com uma síntese na antiga revista de Permacultura no. 7: https://permaforum.files.wordpress.com/2018/01/revista-permacultura-brasileira-07.pdf e aqui no Blog já publicamos 2 artigos sobre ela ensinando processamento e receitas:
Boa Tarde.
O sítio é interessante e com certeza a mãe natureza esta feliz com o trabalho de vocês.
Agradecemos o apoio. Grande abraço, Mônica