Seguimos explorando receitas de quitutes PANC. Ultimamente o inhame têm sido minha inspiração pela importância deste alimento para a saúde tanto do ponto de vista nutricional quanto terapêutico.
Conforme mencionei na receita da maionese de inhame (https://sitionosnateia.com.br/2018/03/maionese-de-inhame/), esse alimento é riquíssimo nutricionalmente.
Do ponto de vista fitoterápico ele também merece destaque. Pesquisa da UFMG comprova efeitos do inhame na reposição hormonal para mulheres na menopausa. Esse e outros usos já são conhecidos há muito tempo. Nos séculos 18 e 19, os naturalistas já utilizavam o elixir de inhame (Dioscorea villosa) para tratar as cólicas menstruais e os problemas relacionados ao parto, bem como para o estômago e a tosse. Na década de 1950, cientistas descobriram que as raízes utilizadas no elixir de inhame contêm diosgenina. A diosgenina é um fitoestrogeno, ou estrogênio vegetal, que pode ser convertido quimicamente em um hormônio chamado progesterona. A diosgenina foi utilizada para fazer as primeiras pílulas anticoncepcionais na década de 1960 (http://www.portalsbo.com/elixir-de-inhame/).
Outro benefício do inhame é o fortalecimento do sistema imunológico. “O inhame tem uma quantidade boa de vitamina A, importante para o sistema imunológico e para a integridade das mucosas. Em recentes trabalhos, tem sido estudado que o inhame, como um tubérculo, possui também uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico, aumentando a fagocitose, a resposta das nossas células para incorporar as bactérias ou vírus que estão atacando o organismo para destruir uma infecção”. Nesta perspectiva, apesar de não existir ainda comprovação científica, essa raiz têm sido utilizada como forma de prevenção e tratamento em quadros de dengue (https://ufrj.br/noticia/2015/10/22/inhame-entra-na-discuss-o-do-tratamento-da-dengue).
Por fim, e não menos importante, é a acessibilidade desse alimento. O inhame é de fácil produção, podendo ser plantado inclusive em locais sombreados e se adapta bem em quase todas regiões do Brasil. Portanto, é facilmente encontrado em mercados e feiras.
Por tudo isso, vale muito a pena aumentarmos nosso repertório de receitas com inhame!!! Então segue uma receita de creme de inhame com côco que é deliciosa, muito simples e versátil!
Receita de Creme de Inhame com côco:
Ingredientes
- 2 inhames grandes cozidos picados (equivalente a umas 2 xícaras)
- 2 xícaras de carne de côco (usei de côco verde, mas pode ser de côco seco também).
- 1 xícara (200ml) de água de côco
- Açucar à gosto
- Pode ainda adicionar: baunilha, cardamomo, canela
Modo de preparo
Descasque e cozinhe o inhame até ficar macio e separe. (Dica: evite usar panelas baixas, pois a água do inhame sobe muito rápido).
Coloque no liquidificador a água de côco com a carne de côco e bata. Depois vá adicionando o inhame em pequenas quantidades e batendo para uniformizar o creme. Se precisar adicione mais água de côco.
Por fim adicione a quantidade de açucar que achar necessário e pode incluir a baunilha, cardamomo e canela em pó à gosto.
Eu utilizei esse preparo para rechear uma torta de aniversário que fez sucesso. Alternei camadas desse creme de inhames, de doce de côco de mamão (veja em outra postagem aqui no Blog) e um creme de ameixas com mutamba (que fico devendo para outra postagem rsrs). E um toque cítrico de casca de limão ralada para finalizar…uhmmm delícia!
Esse creme é bastante versátil e pode ser utilizado em múltiplos preparos. Em outra festinha utilizei uma versão dele com um pouco de suco de abacaxi e decorei com abacaxi picado e um toque final de canela. E recentemente criei outra sobremesa combinando o creme simples e o creme com chocolate, a qual denominei Prestígio. Todas foram um sucesso!
Mônica e Sérgio
Amo tudo q vcs fazem, e nos ensinam.
Muito obrigada
Rose Terra
Oi Rose, agradecemos de coração.
Abração,
Monica