
Entre os dias 17 a 24 de outubro tivemos a visita especial do coletivo Zona zero, formado por um grupo de jovens Permacultores.
Júnior, Carol, Marco e Luiza se conheceram no Curso de Design em Permacultura – PDC, ministrado em julho deste ano, por Sérgio Pamplona com apoio de Lucas Miranda, na Escola de Permacultura (https://www.facebook.com/escoladepermacultura.org), em Baependi (MG).
Inspirados com as novas aprendizagens eles formaram um coletivo e resolveram pegar a estrada para aprender na prática e auxiliar projetos de Permacultura em várias partes do Brasil. Após a última parada, na Convergência Regional de Permacultura no Ceará, o coletivo Zona 0 chegou ao Sítio Nós na Teia para rever o Sérgio e conhecer seu trabalho por aqui.
Os dias por aqui foram intensos, com bate-papos e muita troca de ideias sobre a Permacultura no Brasil. Além dos diálogos gostosos também foram dias de mão-na-massa com várias práticas de Bioconstrução.
Júnior chegou um pouco antes, pois já estava em Brasília, em trabalho voluntário no Sítio Semente. Depois de vários trabalhos com agrofloresta ele estava empolgado para aprender mais sobre Bioconstrução e se uniu à Mônica para fazer reboco de cal no banco de Cob que fica na varanda da casa mãe.
Traço do Reboco grosso de cal:
– 3 partes de areia fina
– 1 parte de cal hidratada
– Baba de cactus com água (adicionar até a massa ficar em uma consistência tipo mingau).
Logo que Carol, Marco e Luiza chegaram pudemos iniciar outras práticas. Nosso foco na obra do Bambulô. O coletivo chegou com muita energia e fizeram um trabalho incrível avançando no preenchimento de paredes de pau-a-pique com garrafas e taipa telada. Também aprenderam a fixação de janelas e puderam iniciar ferrocimento da divisória do banheiro.
A despedida foi difícil…foi uma delícia estar com essa galera tão animada com a Permacultura. Ficamos gratos com a super colaboração e desejamos tudo de bom para a jornada de experiências que continuam por aí!