O PDC é destinado a quem deseja praticar a sustentabilidade no seu dia a dia na cidade ou no campo. Um curso com um currículo de 72hs/aula, que foi imaginado e montado por Bill Mollison, criador da Permacultura. O PDC visa trabalhar todos os conteúdos básicos para o planejamento de habitações autônomas e sustentáveis. Desde o cultivo de alimentos em hortas e jardins, agrofloresta, compostagem, construções sustentáveis, tintas naturais, energia renovável, captação de água de chuva, aquacultura, economia solidária e muito mais! Os saberes específicos das áreas são integrados a partir de uma ética ecológica e da metodologia de design, que proporciona uma análise integrada de elementos, setores, fluxos de trabalho e recursos. Há, ainda, um trabalho de conclusão de curso, que é exercício de criar um design completo de uma propriedade, incluindo plano de implantação. Ou seja, o curso é uma verdadeira ponte para viver na prática a transformação que queremos em nossa sociedade!
Esse curso é ministrado, em muitos países, em geral de forma imersiva variando o tempo entre 8 a 14 dias, dependendo da intensidade da carga horária de aulas. Contudo, para muitas pessoas a forma imersiva dificulta a participação. Assim, esta é a terceira edição que ofertamos na forma modular, em quatro módulos de imersão em finais de semana, alternando o local nas estações de Permacultura da equipe docente (Nós na Teia e Toca da Coruja).
Nos dias 24,25,26/08 realizamos o terceiro Módulo, na Chácara Toca da Coruja. O final de semana iniciou com o tema Tecnologias apropriadas e Energia. Além dos estudos teóricos a turma realizou diversos experimentos e vivências práticas: energia solar (placa fotovoltaíca ligando alguns equipamentos, forno solar, secador solar); bicicleta (dínamo) para geração de energia; fogão rocket de alta eficiência; observação de diferentes tipos de baterias etc.
E os estudos não pararam por aí. No módulo 3 a turma ainda estudou Princípios da Permacultura; Plantas Alimentícias Não Convencionais, Permacultura Urbana e realizaram duas saídas de campo.
A primeira para observar uma Chácara no Lago Oeste, local escolhido para ser o objeto de estudo neste curso. Assim, nesse módulo a turma foi dividida em grupos menores e começaram a trabalhar no trabalho final do PDC – realizar o Design Permacultural para a Chácara selecionada.
E a segunda saída de campo foi para conhecer o design permacultural de uma pequena propriedade urbana. Jonas Brandt é permacultor e vive com sua esposa e dois filhos em uma casa no condomínio RK. Jonas mostrou as diversas soluções que aplica. Em seu lote de menos de 1.000m2 ele tem horta, pomar, galinheiro e até um pequeno tanque de peixes; consegue compostar seus resíduos orgânicos e faz a bioremediação de seu esgoto e todas as águas servidas. Foi um momento bastante importante para a turma observar que os princípios e tecnologias da Permacultura podem ser implementados em diferentes escalas.
Inspirados com as aprendizagens do Módulo 3 os estudantes tiveram um período de 2 semanas para colocarem em práticas todos os saberes do curso no projeto de design do Sítio que visitaram. Assim, o intervalo entre o Módulo 3 e o Módulo final foi bastante produtivo.
E, no feriadão do 7 de setembro, nos reunimos novamente no Sítio Nós na Teia, para a realização do 4o. e último módulo do curso. Nesse módulo final tivemos ainda alguns conteúdos que faltavam do currículo: Design para diferentes climas; design para catástrofes; Comunidade e Economia Solidária. Obviamente também foi um módulo bastante celebrativo, tivemos festinhas na fogueira, feira de trocas, visita ao CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) da Aldeia do Altiplano, apresentação dos trabalhos finais e ritual de formatura.
Por fim, depois de tantas emoções ao longo dos últimos meses (de final de julho até setembro), o ritual de formatura foi realizado em uma caminhada relembrando um pouco da trajetória individual de cada um, salientando as principais inspirações do caminho e os planos para o futuro.
O encerramento do PDC é na verdade o primeiro passo na estrada da Permacultura. Formam-se novos permacultores e ampliam-se os Nós dessa Teia.