Criei esta receita com o objetivo de aproveitar dois frutos que estavam abundantes no Sítio – acerola e urucum. Ambos são incrivelmente nutritivos e seria uma pena desperdiçá-los.
Já havíamos tomado vários sucos de acerola e achei importante criar uma outra opção para usar o fruto. Assim, resolvi preparar uma sobremesa.
Minha ideia era algo leve, com açúcar reduzido, baixo custo, nutritivo. Nesta perspectiva selecionei os seguintes ingredientes.
Ingredientes
- 4 xícaras de suco de acerola sem açucar (um pouco mais concentrado que um suco convencional)
- 4 colheres de sopa de açucar demerara orgânico
- 4 colheres de sopa de farinha de araruta (substituindo maizena)
- 2 colheres de sopa de extrato aquoso de urucum (veja abaixo dicas de preparo).
- geleia de mutamba (ou outra de sua preferência)
- folhas de hortelã para decorar.
Extrato aquoso de urucum
O preparo desse extrato é bastante simples. Pegue algumas bagas que estejam ainda “verdes”, ou seja, com os grãos já bem formados e ainda suculentos. Retire as sementes e coloque em um recipiente com um pouco de água. Com as mãos esprema as sementes para liberarem o pigmento na água. Coe e adicione uma pitada de sal para ajudar a conservar.
Modo de preparo:
Misture o suco, açucar, extrato de urucum e farinha de araruta e leve ao fogo para engrossar até o ponto desejado (sugiro ponto de mingau). Coloque nos potinhos, adicione uma cobertura de geléia de mutamba e decore salpicando extrato de urucum, algumas sementes e folhas de hortelã.
Sirva gelado.
Aproveito para salientar o alto valor nutricional do urucum, um alimento tão rico e tão pouco aproveitado na alimentação convencional.
A planta urucum é rica em fósforo, cálcio, ferro, proteína, vitamina B1, vitamina B3, vitamina A, vitamina C, aminoácidos, saponinas, taninos, cianidina, ácidos salicílicos e elágicos, além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de inúmeras doenças.