Antes de mais nada considero importante contextualizar esta postagem pois a Permacultura é mais comumente relacionada a construções ecológicas, agroecologia, energia alternativa, manejo sustentável da água etc. Sim, Permacultura é isso e muito mais!
A Permacultura é uma filosofia, uma ética e uma prática voltadas para a criação de abundância e qualidade de vida sem dano ambiental nem exploração social.
Essa definição é um tanto ampla, certo? Concordo. Mas uma Cultura Permanente (sustentável) envolve tantas dimensões que se torna difícil defini-la de forma sintética (Leia mais sobre o conceito). A Flor da Permacultura é uma ilustração criada por David Holmgren, um dos criadores da Permacultura, para didaticamente apresentar a diversidade de áreas e temáticas para nosso bem-viver.
Nessa imagem detalhada, são citados exemplos possíveis de práticas relacionadas a cada uma das áreas. Na pétala Saúde e Bem-estar físico e espiritual ele expõe: parto e aleitamento em casa, saúde preventiva, medicina holística, morte digna, yoga e outras disciplinas de corpo/mente/espírito.
O leitor deve estar se perguntando: então para ser permacultor devo seguir algumas dessas práticas específicas? Não literalmente. Observe que no centro da Flor estão a ética (do cuidado) e princípios, e seria totalmente incoerente impor a todas as pessoas uma prática específica. Portanto, você não precisa praticar Yoga para ser Permacultor, o importante é que de alguma forma você integre na sua vida práticas para trazer bem estar e harmonizar seu corpo/mente/espírito, pois sem esse cuidado será difícil ser sustentável. Compreende a diferença?
Nas áreas mais técnicas talvez seja mais simples perceber que não existem verdades absolutas. Por exemplo, sobre o tema energia, ninguém pensaria em homogenizar a estratégia, tendo energia solar independentemente do local. Há locais onde a energia eólica será mais adequada e em outros a hidráulica etc. Enfim, dependerá do contexto e recursos mais abundantes no local, certo? Ou seja, a essência da Permacultura está na ética e seus princípios de design. Estes se contextualizam nas diferentes áreas e podem ser implementados via uma infinidade de técnicas.
Bem, nessa perspectiva de respeito a diferentes caminhos e possibilidades práticas diversas, trago aqui o tema Saúde e Bem-Estar Físico e Espiritual. Por uma série de sincronicidades as ações aqui no Sítio em 2018 estão abundantes na área de saúde e bem estar. No mês passado tivemos evento de Alimentação Inteligente com Clara Brandão e no mês de abril estão previstos mais dois eventos na área de saúde dando destaque ao Ayurveda.
Nos dias 20, 21 e 22 de abril estaremos sediando o programa de tratamento Ayurvedico Shamana Inti. Shamana, no Ayurveda se refere a uma abordagem terapêutica de pacificação de males para reestabelecer a saúde. Neste programa 4 terapeutas receberão um grupo de no máximo 8 participantes que farão uma Imersão em um tratamento abrangente. Experiência única, de cura e despertar para o autoconhecimento e autocuidado !!🙌🏽🕉
“Caminhando para o centro, reencontrando sua natureza”.
– Purificar o corpo é essencial para gozar de uma saúde plena e previnir futuros desequilíbrios.
– A proposta é vivenciar novos hábitos para aliviar e reduzir sintomas equilibrando o corpo e a mente.
– Previnir e Promover saúde é o grande objetivo do Shamana.
– Consulta Ayurvedica
– Dieta desintoxicante
– Imersão de 3 dias (retiro urbano)
– Procedimentos, Jyotish(astrologia védica) e Alimentação Ayurvedicos
Mediadores do Programa Shamana: Roselle Campos, Alessandra Posso (Arundhati), Adriano Alves (Akhil Kumar) e Aline Brasileiro.
Informações e inscrições: shamanainti@gmail.com
No final do mês, nos dias 28, 29 e 30/04, receberemos o curso Dravyaguna Vijanana e Bhaishajya Kalpana, estudo das plantas medicinais brasileiras mais usadas no Ayurveda e suas preparações medicamentosas.
Conteúdos:
– Panchamahabhutas, Gunas, suas características, qualidades e expressões na materia.
– Estudo das propriedades farmacológicas na visão do ayurveda: Rasa,Virya,Vipak,Guna, Prabhava – uma analise mais profunda a respeito dos temas propostos.
– Estudo de diversas plantas muito comuns e presentes no Brasil, usadas de diversas formas nas práticas do ayurveda: sua classificação e qualificação, fórmulas e usos.
– Mais de 100 fórmulas compiladas de várias referências clássicas e modernas de uso fácil e prático.
– Panchavidha kashaya kalpana: as 5 preparações básicas para todas as formulações ayurvédicas.
– Kalpanas (preparações medicinais): Churnas, Grihtas, Avalehas, Gutikas, Kwathas, etc…
– Estudo das plantas comumente encontradas no clima e vegetação brasileira com grande uso nas práticas milenares do ayurveda.
Base teórica compilada dos clássicos: Charak Samhita, Ashtanga Hridayam e Dravyaguna Vijnana
Facilitador:
Mario JP Neto: Terapeuta Ayurveda formado pela Escola de Yoga Brahma Vidyalaya com especialização em Kayachikitsa na Índia. Instrutor de Meditação Transcendental treinado pelo mestre Maharishi Mahesh Yogi.
A quem se destina o curso:
Praticantes e estudantes de ayurveda, formados ou em formação, de qualquer escola do Brasil ou do exterior. É necessário conhecimento prévio, mas não obrigatório, sobre os princípios básicos do ayurveda para que haja melhor aproveitamento do tema.
Inscrições e informações pelo email:
satvayurvedadf@gmail.com
ou Whats-up: 61 98290-0319
Eu (Mônica), estou especialmente feliz por apoiar esses eventos pois sigo também meu caminho de saúde fortemente vinculada ao Ayurveda e ao Yoga. Nos últimos anos tenho me dedicado cada vez mais aos estudos e aplicações destes sistemas milenares na minha vida.
Obrigado pelo Seu Conteudo De Qualidade me Ajudou Muito
Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo
Olá Paula, agradecemos o apoio e esperamos poder partilhar cada vez mais sobre nossas ações na Permacultura para instigar outras pessoas para a mudança por um mundo mais sustentável. Abraços, Monica
Olá Paula, agradecemos o apoio e esperamos poder partilhar cada vez mais sobre nossas ações na Permacultura para instigar outras pessoas para a mudança por um mundo mais sustentável.