A alimentação nos cursos que promovemos aqui no Sítio Nós na Teia segue princípios de alimentação inteligente, que aprendi com Clara Brandão nos primeiros contatos que tive com ela em 2013. Os três pilares desse conceito são: Alto valor nutritivo, sabor regionalizado (que contemple sabores que as pessoas estão habituadas e têm preferência), baixo custo. Considero genial a ideia de comer bem, barato e gostoso pois evita relacionarmos “produtos saudáveis” apenas com os artigos encontrados em lojas sofisticadas de produtos naturais, que costumam ter valores altos e foco em produtos importados. Ao contrário, nos coloca exatamente na lógica sustentável que buscamos, de utilizar produtos locais.
Nesse sentido, a maionese de inhame com ervas, se tornou um “clássico” sempre presente em nossos cursos por integrar essas qualidades. Além de ser saudável, nutritiva, vegana, ela é muito semelhante ao sabor de maionese convencional que a maior parte das pessoas aprecia.
Receita de Maionese de Inhame:
Ingredientes
2 inhames cozidos
1 xícara (200ml) de azeite
1/3 xícara (100ml) de vinagre de maça
1 colher de sopa de molho de mostarda
Sal a gosto
1 xícara de tempero verde picado (manjericão, salsa, cebolinha)
Modo de preparo
Descasque e cozinhe o inhame até ficar macio e separe. (Dica: evite usar panelas baixas, pois a água do inhame sobe muito rápido).
Coloque no liquidificador o azeite, vinagre, mostarda e sal e bata rapidamente para fazer a base da maionese.
Em seguida adicione o tempero verde e o inhame em pequenas porções até dar a consistência da maionese que você deseja (quanto mais inhame mais dura ficará).
Na Internet encontrei outra referência de maionese de inhame, bastante inspiradora por apresentar em detalhes benefícios desse alimento. O preparo é um pouco diferente, fato que lhe confere uma textura mais de patê do que maionese, mas também parece deliciosa!
Bom apetite!