Que a água é um tema central para a vida e, portanto para nossa sustentabilidade, todos já sabemos. Também não é novidade a situação dramática de escassez de água potável no mundo e crise hídrica em várias regiões no Brasil. Ainda assim, mesmo em regiões que possuem longos períodos de estiagem, como o Cerrado, são poucas as residências que realizam um manejo sustentável da água.
No Sítio Nós na Teia, esse desafio têm sido vivenciado há quase 20 anos. A rede pública de abastecimento não chega na propriedade e não há rio, nem nascente nem possibilidade de acessar poços. Ou seja, não possuímos qualquer fonte de água no local para além da água de chuva. Podemos considerar essa situação como um obstáculo ou uma oportunidade. Afinal, a Permacultura é a arte de planejar sistemas humanos sustentáveis transformando problemas em soluções simples, criativas e conectadas aos ciclos naturais.
Nesta perspectiva, ao longo do tempo, fomos avançando na adoção de estratégias de manejo desse recurso precioso. Exercitamos cotidianamente ações envolvendo:
- Economia de água como o uso de sanitário compostável, banhos e lavação de louça econômica;
- Reuso de águas cinzas (não contaminadas com fezes) na máquina de lavar, para irrigação de plantas;
- Tratamento ecológico de água negra e cinza;
- Sistema de coleta de água da chuva dos telhados;
- Armazenamento de água da chuva em cisternas fechadas de ferrocimento que construímos em partes estratégias e interconectamos;
- Sistemas para tornar mais eficiente a infiltração da água no terreno e assim beneficiar plantar e repor lençois de água subterrânea. Também para evitar escorrimento superficial e erosões no solo.
As estratégias domésticas despertam mais interesse da mídia e têm sido divulgadas por diferentes emissoras. Veja algumas reportagens:
Mudança de hábito ajuda quem precisa economizar em época de racionamento. Disponível na Internet: http://g1.globo.com/distrito-federal/videos/t/bom-dia-df/v/mudanca-de-habito-ajuda-quem-precisa-economizar-agua-em-epoca-de-racionamento/6176703/ Reportagem DF TV, Outubro, 2017.
“Casa sustentável no DF usa água de chuva para beber e serragem no banheiro”. Disponível na Internet: http://www.ebc.com.br/…/casa-sustentavel-no-df-usa-agua-de-… . Reportagem Portal EBC. 25/03/15.
“No DF, casa sustentável é abastecida com água da chuva”. Disponível na Internet: http://tv.r7.com/…/no-df-casa-sustentavel-e-abastecida-com-…. Reportagem TV Record. Maio, 2015.
“Arquiteto mostra que é possível usar a água da chuva para abastecer uma casa”. Disponível na Internet: http://g1.globo.com/…/arquiteto-mostra-que-e-possi…/3920831/. Reportagem 27/01/2015.
“Água de chuva para beber e serragem no banheiro: conheça uma casa sustentável no DF”. Disponível na Internet: https://www.youtube.com/watch?v=jZ15aM0wzZ4&t=37s. Reportagem EBC, Mar 24, 2015.
E em uma perspectiva permacultural mais ampla o registro foi feito no contexto do Projeto Águas do Cerrado, do IPOEMA.
“Cuidando da Água”. Episódio 3 da série “No correr das Águas”. Disponível na Internet: https://www.youtube.com/watch?v=s7iy0Q__IK0. Produção Projeto Águas do Cerrado – IPOEMA 2015-2016.
[…] redução de consumo, principalmente o uso de sanitário seco, banho rápido etc. No artigo “Água: práticas ecológicas no Sítio Nós na Teia” (https://sitionosnateia.com.br/2017/09/agua-praticas-ecologicas-no-sitio-nos-na-teia/) […]
[…] Água: Práticas ecológicas no Sítio Nós na Teia – https://sitionosnateia.com.br/2017/09/agua-praticas-ecologicas-no-sitio-nos-na-teia/. […]