O mamão é provavelmente uma das frutas mais comuns na mesa dos brasileiros. Entretanto, como ocorre com várias outras plantas, o uso do mamoeiro se restringe ao aproveitamento de apenas uma parte mais conhecida, nesse caso o fruto MADURO. Poucas pessoas utilizam o fruto verde cru em saladas ou cozido de forma semelhante ao chuchu. E um número ainda menor conhece a medula do caule do mamão.
Nesta postagem apresentarei duas receitas com esta parte menos convencional, também conhecida como “pau” do mamoeiro.
Vamos começar ensinando como processar a medula.
- Selecione um mamoeiro que já esteja improdutivo, precisando sair do sistema agroflorestal ou mesmo um mamoeiro macho.
- Corte o caule em pedaços pequenos para facilitar o manejo
- A medula branca e esponjosa se concentra mais na base (até mais ou menos 1 mtr) que é a parte mais grossa do tronco. Essa é a melhor parte, pois a medida que vai afinando o caule ele fica oco (figura ao lado) e o rendimento diminui.
- Descasque com facão, parta a medula em pedaços menores e rale ou bata no processador. Nesta postagem mostrarei dois pratos, para o primeiro utilizamos o processador rapidamente para ralar grosso e deixar pedaços grandes. Já para o prato doce ralamos fino.
Conforme mostra a imagem acima a medula ralada fina é semelhante em aparência e textura ao côco e pode ser usado para substituí-lo em receitas. Será o caso do doce de medula do mamoeiro. E para dar um gostinho especial (pois a medula praticamente não tem sabor) costumo incluir uma pequena parte de côco ralado e também um pouco de leite de côco.
Doce de medula de mamoeiro (“pau” de mamão) com côco
- 1 kg da medula de mamoeiro
- 500ml de leite de côco
- 100 g de coco em flocos
- 6 copos de açúcar
- Canela em pau e cravo à gosto.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque em uma panela para cozinhar até a calda engrossar um pouco.
Agora vamos a uma opção salgada que inventei inspirada em receitas de bacalhau vegano, substituindo a proteína de soja pela medula de mamão cortada em pedaços maiores imitando peixe. Para este receita há ainda um segredinho de fogão.
* Se você ferver rapidamente a medula de mamão com uma pitada de bicarbonato ela ficará mais macia (perderá o crocante como côco) e também amargor (alguns caules são mais amargos). É realmente uma pitada para uma panela cheia.
Bem, com a medula pronta agora é preparar a receita de bacalhau vegano que achar mais interessante. Eu costumo olhar algumas para inspiração e depois faço a minha maneira. Minha grande dificuldade é em seguir medidas… Mas tentarei apresentar da forma mais fidedigna possível rsrs.
Bacalhoada vegana de medula de mamão
- 1 kg de medula de mamoeiro
- 2 cebolas grandes
- 4 dentes de alho
- 4 tomates (ou molho de tomate)
- Pimentão
- 6 batatas
- Azeitonas de sua preferência.
- Azeite de olive
- Alecrim
- Cominho em pó
- Coentro em pó
- Pimenta do reino em pó
- Funghi 100gr.
- Algas nori
Modo de preparo:
- Pique o funghi bem pequeno, lave bem e deixe de molho para hidratar. Reserve.
- Refogue em uma panela cebola e alho até dourar. Adicione os temperos em pó para “despertar” os temperos.
- Assim que sentir o aroma dos temperos adicione a medula de mamoeiro e mexa bem.
- Adicione o funghi, algas (em pedaços grandes para depois retirar) e tomates.
- Deixe ferver por uns 45 minutos, desligue e misture as azeitonas. Obs.: Costumo preparar no dia anterior para absorver bem o sabor.
- Em outra panela pré-cozinhe as batatas em pedaços grandes. Depois coloque as batatas em uma assadeira com bastante azeite de oliva e alecrim e leve ao forno para dourar.
- Finalize o prato colocando uma base de batatas e sobre elas o bacalhau de mamão.
Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Abraço
Agradecemos. Gostamos de partilhar nossas aprendizagens com a Permacultura e esperamos continuar publicando postagens semanais. Abraços, Mônica e equipe Nós na Teia
Olá para todos, o conteúdo presente nisto página web são realmente incrível para
pessoas experiência, bem, continue o agradável trabalho companheiros.
Agradecemos o incentivo!
uma delícia o doce do tronco do mamoeiro. .
bom mesmo… e se for com leite então…
Adooooooorei o doce do caule do mamoeiro, só que coloquei cravos demaos.Na próxima acho que nem vou colocar…pois fica tão bom só com os outros ingredientes . Muito obrigada por compartilhar a receita!!!