Trabalho voluntário

Ao redor do mundo é cada vez mais comum um fluxo de pessoas que viajam em busca de novas experiências, aprendizagens, bem como com o desejo de contribuir em bons projetos. A maior parte destas pessoas viajam a baixo custo fazendo troca solidária de trabalho por hospedagem, alimentação e conhecimentos.

Apesar de valorizarmos essa forma de troca, ainda temos pouca disponibilidade para oferece-la. Somos um grupo pequeno que reside na mesma casa coletiva. Desta forma, temos limitações de espaço, tempo e recursos. Em primeiro lugar acerca do espaço, por residirmos juntos se torna uma experiência muito intensa estar sempre com “visitas em casa”. Sentimos necessidade de respeitar nossos ciclos em momentos de abertura e de descanso para a comunidade. Portanto, em harmonia com o ciclo do Cerrado, definimos o período das chuvas (de novembro a março) como mais adequado para integrar voluntários, por ser o momento de mais ações no Sítio. Outra limitação se refere a recursos. Talvez por sermos um projeto urbano, nossos custos de manutenção são altos e a vinda de visitantes gera significativo aumento nas contas do dia-a-dia especialmente em alimentação, água e energia. Trabalhamos para ser um espaço com maior auto-suficiência, tanto para contemplar nossas necessidades como também com um excedente para cobrir visitantes. Mas estamos construindo essa realidade e há ainda muito investimento necessário na construção de bases**. Assim, para não sobrecarregar os residentes solicitamos pequena contribuição financeira para cobrir os custos mínimos do voluntário.

Nesta perspectiva, nossa proposta de troca por trabalho voluntário é feita no contexto da escola de permacultura trocando trabalho por trabalho. Ou seja, trocamos horas de trabalho voluntário por nossas horas/aula de orientação guiada e facilitação didática em Permacultura. Afinal, pessoas ainda sem experiência na Permacultura demandam quase constante orientação e normalmente um acompanhamento trabalhando junto. Nosso compromisso com as pessoas que vêm é de fazermos esse acompanhamento didático e de, na medida do possível, integrarmos aos trabalhos diários com ela, atividades que promovam aprendizagens em nossas áreas de expertise da Permacultura e vida em comunidade. Normalmente fazemos um turno de trabalho por dia e oferecemos também a possibilidade de participar de nossas atividades regulares (Dança Circular; Reuniões da Comunidade, Partilha de Saberes etc) e integrar nossa equipe em cursos que estivermos oferecendo.

Caso você esteja de acordo com nossos acordos de convivência e com a contribuição de custos das suas despesas, pedimos que nos envie uma breve apresentação sua, seus interesses de aprendizagem e período que pretende permanecer conosco.

No caso de voluntários com habilidades/experiência em áreas que costumamos contratar colaboradores podemos alocar essa verba para recebê-los sem custo. Nossas áreas de necessidade no momento são:

Agrofloresta

Construção Natural

Marcenaria

Elétrica

Arte e embelezamento do espaço

Jardinagem com roçadeira

TOP